Núcleo Multissetorial da ACINP promove programa de empreendedorismo com estudantes do Ensino Médio em Nova Petrópolis
Cerca de 70 alunos dos terceiros anos do Ensino Médio do Colégio Estadual Padre Werner participaram, nos dias 13 e 14 de outubro, do programa JA Startup, da Junior Achievement do Rio Grande do Sul (JARS). A atividade foi promovida em Nova Petrópolis pelo Núcleo Multissetorial da Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (ACINP), com o objetivo de incentivar o empreendedorismo e a inovação entre os jovens.
Durante dois dias de imersão, os estudantes participaram de oficinas sobre startups, inovação e sustentabilidade. Divididos em grupos, realizaram entrevistas com membros da comunidade para identificar problemas reais e, com base nessas informações, desenvolveram ideias de startups para solucioná-los. Os projetos foram apresentados no formato de pitch para uma banca avaliadora.
O destaque do evento foi o projeto RePlant, que apresentou uma solução voltada à destinação e coleta de lixo consciente. A startup idealizada pelos alunos propõe transformar garrafas pets em vasos ecológicos com plantas, contribuindo assim para a redução de resíduos plásticos.
A proposta chamou a atenção da banca avaliadora pela clareza, viabilidade e impacto ambiental positivo. O grupo foi eleito o vencedor da etapa local e representará Nova Petrópolis na final estadual do JA Startup, que será realizada no dia 04 de dezembro, na Tecnopuc, em Porto Alegre.
A banca avaliadora foi composta por Melissa Boff Alves, representando a diretoria da ACINP, Émerson Ruppenthal representando os Núcleos Setoriais da associação; Jonas Frielink, gerente do Espaço Sicredi Nova Petrópolis; e as professoras do Colégio Padre Werner, Marli Lamb e Patrícia Weber.
Para Melissa Boff Alves, o projeto reflete o potencial criativo dos jovens quando são estimulados com experiências práticas e conectadas à realidade. “É inspirador ver os alunos propondo soluções inovadoras para problemas tão relevantes. Essa vivência vai muito além da sala de aula: ela desperta protagonismo, senso crítico e prepara para o futuro”, destacou.
As atividades foram conduzidas por Nathaly da Silveira, da Junior Achievement RS, e pelas voluntárias do Núcleo Multissetorial da ACINP: Vanessa Canever, Cíntia Fonseca, Paula Polastri e Simone Azevedo Ignácio.
Segundo Vanessa Canever, voluntária do Núcleo Multissetorial - promotor do evento, "todos que participaram tiveram um desempenho acima do esperado. Estão todos de parabéns".
A iniciativa reafirma o compromisso da ACINP, através do seu Núcleo Multissetorial, com o fortalecimento da educação empreendedora em Nova Petrópolis, conectando o setor empresarial à formação de jovens mais preparados e conscientes.