22/03/2017
Com a chegada do outono, na próxima segunda-feira (20), os lojistas já estão se preparando para atender a demanda dos clientes por novidades. Segundo a pesquisa Tendências AGV, da Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo, 90,7% dos gaúchos farão compras de calçados e/ou vestuários para o outono/inverno. Conforme o presidente da entidade, Vilson Noer as pessoas aproveitarão o resgate do FGTS para realizar as aquisições, mas também estão mais atentas nas promoções e condições de pagamento facilitado.
A pesquisa revela que 68,5% dos entrevistados reduziram suas compras por causa da crise econômica, mas não deixarão de comprar. Um percentual de 42,9% dos gaúchos planeja adquirir até cinco itens das novas coleções.
Porém, 61,1% dos gaúchos revelam que preços muito altos nas peças podem ser um impeditivo na hora da compra.
Com o acesso mais facilitado à internet, 70,4% dos participantes garantiram que pesquisam os preços em sites antes de irem às lojas. Mas, o local escolhido para as compras por 63% dos consumidores ainda são as lojas de rua.
Os sapatos são destaque nesse levantamento, com 77,6% de preferência na compra para o outono/inverno. 59,3% dos gaúchos compram até três pares por ano.
Logo após, aparecem calças com 63,3% da intenção de compras, seguidas de blusas e casacos com 57,1% e 26,5% querem adquirir meias.
A pesquisa da AGV mostra ainda que 59,3% dos gaúchos se preocupam com moda ao fazerem suas compras, e que os consumidores optarão por roupas mais básicas, tendo como cor escolhida para as compras o preto com 80,8%. Tons pasteis foi respondido por 38,5% e 30,8% preferem cores frias.
“A pesquisa demonstra claramente que os gaúchos querem e irão às compras neste inverno e então é imprescindível que o varejo esteja pronto para recebê-los”, projeta Noer.
Fonte: www.agv.org.br