ACINP proporciona um dia de turista para moradores de Nova Petrópolis

28/09/2017

A quarta-feira (27/09) foi diferente para 45 moradores de Nova Petrópolis. Eles deixaram suas atividades de lado para se tornarem turistas por um dia na sua própria cidade. A iniciativa gratuita partiu do Departamento de Turismo da Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis – ACINP, como forma de comemorar o dia Internacional do Turismo.

O passeio turístico foi dividido em dois turnos- manhã e tarde- e agradou os presentes, que se encantaram com as atrações programadas. O roteiro contemplou três atrativos turísticos tradicionais do Município: Esculturas Parque Pedras do Silêncio, Alemães do Sul e o Jardim Mais Alto da Serra Gaúcha. Em cada um deles, houve visita guiada.

O primeiro local a ser visitado foi o Esculturas Parque Pedras do Silêncio. Lá os participantes tiveram uma verdadeira aula da saga da colonização Alemã no Rio Grande do Sul, contadas em silêncio através de 80 obras de arte, de três escultores gaúchos. A beleza e organização do local impressionou o grupo.

A segunda atração turística da tarde foi o Roteiro Alemães do sul, que compreende o Museu da Família Alberto Hillebrand, a visita ao Moinho e à Serraria Hillebrand, à Casa de Pedra da Família Altreider e a visita à Propriedade Rural Verde Paraíso, onde o grupo pode degustar um delicioso lanche caseiro, típico alemão.

Para encerrar, o grupo foi até o Jardim Mais Alto da Serra Gaúcha, localizado no Morro da Fome, na Linha Imperial. Esse é um dos pontos mais altos da região, estando a 820 metros acima do nível do mar. A propriedade permite um olhar de 360 graus ao horizonte, avistando o centro de Nova Petrópolis, Caxias do Sul e Farroupilha.

O grupo foi conduzido pelas empresas de transporte S& K e Zeppelin Turismo.

Para a turismóloga Alessandra Ribeiro, que está morando na cidade apenas há seis meses, “essa foi uma grande oportunidade de conhecer mais Nova Petrópolis e o turismo que ela oferece. Estou muito satisfeita. Os organizadores estão de parabéns. O roteiro está ótimo", afirmou.

A ação fez parte do Movimento +Turis, que busca fomentar o engajamento da cidade e de seus empresários em prol da qualificação do setor turístico.