Federasul destaca ânimo na economia com os novos indicadores

06/02/2017

Indicadores divulgados na terça-feira (31) pela Fundação Getúlio Vargas trazem ânimo à economia e estabelecem novo parâmetro para a retomada de crescimento.  O índice de confiança, tanto na avaliação atual quanto na expectativa para os próximos meses, melhorou mostrando que os empresários estão mais otimistas neste início de 2017. O índice dos serviços ganhou a melhor marca desde fevereiro de 2015. Trata-se de boa notícia para nosso setor, enfatiza a presidente da Federasul, Simone Leite, sinalizando boas expectativa e indicando o início da retomada. “Estamos caminhando na direção certa, é a retomada da confiança que nos guiará para a reversão da crise ”, diz.

Serviços

A perspectiva de melhora do setor sobre as condições de negócios, levou o Índice de Confiança de Serviços (ICS) subir 4,1 pontos em janeiro, uma alta de 5,6 pontos percentuais em relação a dezembro do ano passado, quando o indicador fechou negativo em 1,5%. Os dados da Sondagem do Setor de Serviços, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre-FGV), indicam que das 13 atividades pesquisadas, 11 apresentaram alta da confiança em janeiro. Com isto, o Índice de Situação Atual (ISA-S) subiu 4,7 pontos, para 74,3 pontos, e o Índice de Expectativas (IE-S) subiu 3,2 pontos, para 86,6 pontos. A edição de janeiro de 2017 coletou informações de 1.880 empresas entre os dias 2 e 27 deste mês. A próxima divulgação da Sondagem de Serviços ocorrerá em 24 de fevereiro de 2017.