17/04/2025
Na última terça-feira, 15 de abril, Nova Petrópolis deu um passo decisivo rumo à construção de um futuro mais inovador, com o a Aula inaugural da Escola de Inovação. O encontro aconteceu no Espaço Sicredi, e reuniu empreendedores, estudantes, profissionais e líderes locais, todos movidos pelo propósito comum de fomentar ideias criativas e soluções transformadoras na região.
O evento marcou o início de uma nova fase para o ecossistema de inovação das Hortênsias, conectando conhecimento, tecnologia e empreendedorismo com o apoio estratégico do Órbita Deütsche Valley, hub de inovação regional criado em 2022 pela própria ACINP, em parceria com SICREDI, Prefeitura Municipal de Nova Petropolis e Feevale.
A Escola de Inovação tem o objetivo de impulsionar o desenvolvimento de ideias e negócios inovadores em Nova Petrópolis e região. Alinhada aos pilares do Órbita — conexão, capacitação e experimentação —, a escola oferece uma formação presencial voltada ao desenvolvimento de competências práticas para inovar no mercado e transformar ideias em soluções concretas. O programa é ministrado por especialistas de instituições de referência, como FSG, UCS, UNIFTEC e Instituto Hélice, além de convidados especiais com ampla experiência no setor.
Estruturado em três módulos, o curso acontece sempre às terças-feiras, das 19h às 22h, totalizando 53 horas de imersão. A abertura da noite foi conduzida pela Diretora da Escola de Inovação, Salissa Festugato, que apresentou a proposta pedagógica do programa, destacando temas fundamentais como mentalidades inovadoras, tendências emergentes, inteligência artificial, robótica, IoT, blockchain, automação e metodologias ágeis focadas no sucesso do cliente.
O presidente da ACINP, Neander Willrich Port, agradeceu a presença de todos e destacou a importância da mobilização coletiva para transformar o cenário local de inovação: “A Escola de Inovação representa um desafio, sim — mas é um desafio que escolhemos abraçar com entusiasmo e coragem. Estamos dando continuidade a um movimento que começou com o Órbita, em 2022, e que agora ganha ainda mais força com essa iniciativa.”
O evento contou ainda com a participação de um professor convidado de uma das universidades parceiras- Professor Doutor Maicon Busnello, que trouxe reflexões provocativas sobre o papel da criatividade nos negócios e apresentou métodos para transformar ideias em soluções viáveis, reforçando a importância de se pensar de forma disruptiva.
O próximo encontro será no dia 22 de abril, das 19h às 22h, na ACINP.