13/08/2024
Com foco no cuidado com a saúde mental e no bem-estar emocional dos participantes, especialmente em um contexto pós-catástrofe, o inspirador evento "Café Depois da Chuva" reuniu a comunidade de Nova Petrópolis para discutir temas relevantes em momentos desafiadores. Realizado no Hotel Alles Berg no dia 9 de agosto, o encontro foi promovido pela Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (ACINP) por meio dos Núcleos Setoriais Saúde e Mulheres Empreendedoras.
O evento contou com a palestra do renomado psicólogo Christian Haag Kristensen, que participou por videoconferência e ofereceu uma abordagem enriquecedora sobre "Cuidar de Quem Cuida: Estratégias de Saúde Mental e Apoio". Com mais de 30 anos de experiência em pesquisa e prática clínica, Kristensen trouxe à tona uma discussão profunda, fundamentada em estudos e dados sobre eventos traumáticos como o incêndio na Boate Kiss, no Rio Grande do Sul (2013) e o furacão Katrina, em Nova Orleans, nos Estados Unidos (2005). Suas abordagens proporcionaram uma visão abrangente sobre como lidar com crises e como esses eventos podem ser estudados e compreendidos para melhorar o suporte emocional às vítimas.
“O evento não se limitou apenas à palestra. Os participantes tiveram a oportunidade de se engajar em atividades interativas, incluindo uma dinâmica de grupo focada no luto e uma sessão de perguntas e respostas que fomentou uma discussão ativa sobre o tema, disse, Talita Auler, Coordenadora dos núcleos Saúde e Núcleo das Mulheres Empreendedoras da ACINP. “Essas atividades proporcionaram um espaço seguro e acolhedor para a discussão, apoio emocional e reflexão essencial para profissionais de saúde e comunidade em geral”, disse.
O "Café Depois da Chuva" também foi marcado por um ambiente de descontração e apoio. O momento do café, oferecido no início do evento, foi elogiado pelos participantes como uma chance para uma conversa informal e agradável. A integração entre momentos de aprendizado e descontração contribuiu para um feedback altamente positivo dos presentes, que reconhecem a necessidade de espaços dedicados à discussão de temas como luto, estresse e saúde mental.
“Esses encontros oferecem não apenas conhecimento, mas também uma rede de apoio fundamental para enfrentar dificuldades emocionais que todos passarão em algum momento da vida”, completou Talita.