ACINP promove mobilização pela manutenção da isenção de impostos para empresas dos setores de eventos e turismo

19/03/2024

A Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (ACINP) está à frente de uma mobilização regional que pede a manutenção do Programa Emergencial de Retomada no Setor de Eventos (PERSE), do Governo Federal. Reorganizado pelo Ministério da Fazenda em fevereiro de 2024, a medida estava em vigor desde 2022 e se estenderia até 2027, com o propósito de promover isenção total de impostos para empresas dos ramos de eventos e turismo, entre elas restaurantes e hotéis.

Diante dessa situação, na terça-feira, 19/03, a ACINP promoveu uma reunião com empresários das cidades de Nova Petrópolis, Picada Café e Feliz, com objetivo de avançar em alternativas que visam a reativação do programa. Um dos direcionamentos do encontro é o ingresso de uma ação coletiva na Justiça Federal buscando uma liminar que determine o cumprimento da lei.

“A isenção de impostos gera uma economia superior a 10% por mês para os negócios, o que representa um valor bem relevante para a sustentabilidade desses empreendimentos que ainda estão em busca da recuperação econômica no pós-pandemia. Entendemos a importância da entidade em fortalecer estes empresários, visto que o desempenho positivo deles também reflete no desenvolvimento econômico da região, que tem nos eventos e turismo uma grande parcela das suas receitas”,  destaca o controller e tesoureiro da ACINP, Eloi Wissmann.