Entrevista com Jorge Hoelzel Neto: O Jeito Mercur de ser - Um modelo inovador de gestão para inspirar empresas no ACINP Talks

24/05/2023

“Todas as empresas precisam assumir sua parte de responsabilidade”, é nisso que acredita o próximo convidado do ACINP Talks, Jorge Hoelzel Neto, Presidente do Conselho Consultivo e facilitador da direção da Mercur. O palestrante apresentará o Jeito Mercur de ser, um modelo inovador de gestão adotado pela companhia há quatro anos. O bate-papo será no dia 13 de junho, às 19h30, no Plenarinho da Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (ACINP).

Nesta entrevista, Neto explica como a Mercur mantém seu propósito em um ambiente tão competitivo como a indústria, e como a experiência da companhia pode contribuir e inspirar outras empresas.

Além disso, dá dicas valiosas para estabelecer uma cultura organizacional feliz e eficiente ao mesmo tempo, bem como as oportunidades e desafios enfrentados pelos gestores nos dias de hoje. Confira:

Há um tempo a Mercur está determinada a "olhar mais para questões humanas". Você já falou que o "trabalho não é tudo na vida" e que "é preciso lidar com as pessoas e esquecer um pouco os números". Como é possível manter esse propósito num ambiente tão competitivo como a indústria?

Na Mercur, acreditamos que a diversidade de ideias, de culturas e de vida que as pessoas trazem com elas precisam ser o foco da nossa atenção para que se possa construir um mundo onde todos caibam. Acreditamos também que sem assumirmos nossa responsabilidade humana, social, ambiental e econômico/financeira estaremos colocando em risco nossa vida no planeta, e isto está muito além da competição de mercado.

Como acredita que o Jeito Mercur de ser pode contribuir/inspirar outras empresas?

Estamos fazendo nosso trabalho do jeito que acreditamos que esteja correto para nós, e isto está dando certo. Outras empresas precisam encontrar o seu jeito de operar, a partir daquilo que acreditam estar correto fazer.

Esse benchmarking é adaptável para todos os setores?

Todas as empresas precisam assumir sua parte de responsabilidade em cada esfera, mas cada uma deve fazer da sua maneira, a partir das suas pessoas e do seu propósito a ser buscado.

Quais dicas você daria para quem quer estabelecer uma cultura organizacional feliz e eficiente ao mesmo tempo?

É fundamental que todas as pessoas da organização possam ter vez e voz. A partir daí acontece a diversidade de ideias e as responsabilidades passam a ser compartilhadas e assumidas por todas as pessoas.

Na sua opinião, quais são as oportunidades e os desafios que os gestores enfrentam hoje em dia?

Acredito que as lideranças precisam estar mais abertas a ouvir as pessoas para que possam aproveitar melhor as oportunidades de outros pontos de vista. Mas, assim como ouvir mais as pessoas é uma oportunidade, também é um desafio, pois a liderança precisa saber compor todos os pontos de vista de forma a construir processos que caibam a todos.

Como reter talentos e criar o engajamento de colaboradores com os propósitos da empresa?

Os talentos precisam estar conectados com o propósito da empresa, que precisa ser claro e viável sob o ponto de vista destes mesmos talentos.

Faça um convite para o evento.

Venha participar do ACINP e conheça a Mercur, uma empresa quase centenária, que buscou compreender seu papel no mundo dos negócios, assumindo responsabilidades importantes para a vida.