Conheça mais sobre Otelmo Drebes, CEO da Lojas Lebes e palestrante da Reunião Jantar da ACINP

06/04/2023

Com mais de 30 anos dedicados à gestão da Lojas Lebes, o CEO Otelmo Drebes é o próximo convidado da Reunião Jantar, promovida pelo Núcleo Multissetorial da Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (ACINP). O evento ocorrerá no dia 13 de abril, a partir das 19h30, no Torquês Restaurante.

Atualmente, Drebes gerencia um conglomerado de mais de 300 lojas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Ao longo destas três décadas, o empresário passou por diferentes setores da companhia até assumir, em 2015, o comando do Grupo.

Além disso, o CEO também participa de diversas entidades de classe do RS como vice-presidente da CDL Porto Alegre e membro da AMCHAM, PGQP, IEE E Lide.

Em suas redes, Drebes afirma que acredita “no poder da ousadia, na criatividade e na boa dose de coragem como competências essenciais para quem quer seguir no varejo ou empreender neste segmento tão dinâmico e desafiador”.

Para aprofundar os tópicos que serão abordados em sua palestra, Otelmo respondeu algumas perguntas. Confira:

ACINP -Como você avalia o atual cenário do varejo no Rio Grande do Sul?

Otelmo- É importante pontuar que o consumidor de hoje, mais do que nunca, está com um grau de fidelidade bastante baixo. Com tantas opções e possibilidades disponíveis no mercado, e com todo o bombardeio que acontece especialmente nas redes sociais, o cliente se tornou menos fiel, aproveitando as vantagens que diferentes marcas oferecem.

Nesse sentido, o nosso cenário é ainda pior. Isto porque o Rio Grande do Sul é um dos estados brasileiros que tem o maior número de empresas atuando no varejo, com a presença de  varejistas nacionais e regionais, que são bastante fortes também. Assim, com uma concorrência tão acirrada, certamente, fidelizar o cliente é um desafio ainda maior, especialmente na atual conjuntura econômica do país.

Quais são as oportunidades e os desafios que o varejista enfrenta hoje?

Neste cenário, obviamente temos oportunidades e desafios. No entanto, é preciso ser mais competente e criativo para se destacar diante da concorrência. Entre as oportunidades, vejo a possibilidade de atuarmos em pequenos municípios com a nossa Lebes Express. Assim, com o modelo compacto de loja, estamos mais perto do cliente nestes locais, onde as varejistas nacionais não conseguem chegar e atuar com agilidade e um bom atendimento.

Já dentre os desafios, estão os novos players mundiais, como Mercado Livre, Amazon, Shein, entre outros. Estas operações chegam de uma forma muito rápida, com uma grande variedade de produtos e preços muito mais baixos, devido a uma menor tributação.

O que você acredita que se precisa ter hoje em dia para empreender?

Ao meu ver, para empreender e se manter no mercado é preciso levar a sério a omnicanalidade. Não adianta focar só na loja física ou só no virtual. É fundamental haver uma integração total do físico com todas as formas digitais de comprar, de se comunicar e de se relacionar. Desta forma o cliente quer comprar onde quiser, pagar da forma que preferir e receber onde for mais conveniente. Ele é o rei, o protagonista das suas escolhas. Quem não estiver em consonância com esta nova realidade não vai sobreviver.

Os hábitos de consumo hoje são, de fato, mais exigentes? O que o consumidor busca?

Sim, o cliente está mais exigente e quer uma experiência fluida e eficiente em qualquer ponto de contato com a empresa. Além de preço, também quer facilidade para encontrar os produtos que procura, opções variadas de pagamentos e rapidez e agilidade na entrega.

Sobre a Reunião Jantar

Associados ACINP têm direito a uma cortesia, já o investimento para acompanhante e não associado é de R$ 65. Confirme presença pelo telefone (54) 99646 5168 ou por e-mail contato@acinp.com.br

Serviço:

Reunião Jantar com Otelmo Drebes, CEO da Lojas Lebes

Quando: 13 de abril

Onde: Torquês Restaurante

O evento conta com o patrocínio de Sicredi Pioneira e Hotel Petrópolis.