Martin Spier explica como é trabalhar no Netflix

04/07/2019

Uma cultura empresarial inovadora, onde cargos não são definidos, férias são indeterminadas e a liberdade é sinônimo de responsabilidade. Assim é o Netflix, empresa norte-americana situada em Los Gatos, Califórnia, onde Martin Spier trabalha como arquiteto de performance há cerca de 7 anos. Spier foi palestrante na primeira edição do projeto Meetup Digital ACINP, promovido pelo Departamento Jovem da Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis na última quarta-feira (03/07), no Plenarinho da entidade. O evento teve ingressos esgotados 72 horas após a abertura das inscrições, reunindo 260 pessoas em noite de casa lotada.

Nova-petropolitano, Martin está há quase 10 anos trabalhando na área de tecnologia em empresas de ponta na área, como Dell e Expedia. A função de Spier no Netflix, atualmente a maior empresa de entretenimento do mundo, com mais de 149 milhões de usuários globais, é “performance”, que ele explica como “a otimização da experiência do usuário, o que se reverte diretamente em lucro para a empresa”. Durante sua palestra “Uma cultura de Inovação Contínua”, Spier explicou um pouco da cultura de inovação do Netflix, que tem como premissa ‘pessoas antes de processos’. Confira no final da matéria alguns pontos de destaque da palestra de Martin.

O evento também foi palco para o case da Acelera Serra, associação criada em Caxias do Sul em 2014, e que atua como uma interface entre o setor público, privado e academia, para tratar de temas como startups, tecnologia e inovação. Rodrigo Dal Pizzol, um dos fundadores da iniciativa, apresentou a palestra “Zero to Hero: a jornada da Associação Acelera Serra no fomento de startups na Serra Gaúcha”, mostrando como as startups apresentam-se como excelente alternativa de investimento e propulsoras de desenvolvimento econômico.

O sucesso do primeiro evento do Departamento Jovem da ACINP encorajou o grupo a já lançar a segunda edição do projeto Meetup Digital ACINP, que deve acontecer em outubro, com outros nomes de destaque nas áreas de tecnologia e inovação. “Este grupo de jovens profissionais e empresários do Departamento começou a trabalhar em março deste ano, e já estamos com dois projetos em andamento. Estamos muito empolgados pela boa receptividade de nossas iniciativas, e planejando sempre trazer inovação para a entidade” afirmou Nicolas Weber, diretor do Departamento Jovem, durante a abertura da noite.

Cinco pontos da Cultura de Inovação Contínua Netflix*

1. Uma cultura diferente

Segundo Martin, uma cultura de inovação precisa ter 4 pontos:

1)Tomada de decisão independente

2) Informação compartilhada abertamente

3) Somente pessoas altamente efetivas

4) Evitar regras

Sobre o último ponto, ele destaca: “Pessoas antes de processos”.

2. Dream Team

O grande desafio aqui é manter um time que todos sonham fazer parte. Na prática isso quer dizer uma equipe onde todo mundo se admira e todo mundo consegue aprender com todos.

Destacou que, para isso, obviamente é preciso contratar bem. A ideia é sempre contratar as melhores pessoas possíveis.

Fez uma analogia com um time de futebol, explicando que um dream team é como fazer com que todos os jogadores sejam incríveis nas suas posições.

Ainda sobre um dream team, trouxe a seguinte ideia: “Trabalhar duro não é ser efetivo”.

Martin diz que o importante é a entrega, independente de quanto tempo foi gasto e do esforço.

Para finalizar o tópico, falou que “se você contratar a melhor pessoa possível ela vai render 10 vez mais o que uma pessoa média renderia”.

3. Liberdade e Responsabilidade

Martin Spier criticou os processos de gerência tradicionais. Segundo o palestrante, isso é muito comum de acontecer quando uma empresa começar a crescer. E quando acontece, o sistema de valores acaba se transformando em “seguir regras”. E isso inibe a liberdade, motivação, criatividade, talento e flexibilidade.

Como fazer diferente? Como crescer e manter a liberdade das pessoas? Martin trouxe alguns pontos da cultura do Netflix:

- Sem controle de gastos: no Netflix, se você quer comprar um playstation ou qualquer outra coisa você compra. Sem burocracia, sem limite de orçamento.

- Sem aprovação de reembolso: isso porque as pessoas confiam plenamente no julgamento das outras.

- Acesso “root”: todo engenheiro tem acesso a tudo e pode fazer o que quiser.

- Sem política de férias: não há limites nesse ponto, todo funcionário pode tirar quanto quiser de férias. O mesmo vale para licença maternidade, casamento e etc. Você sai de férias por quanto tempo quiser.

4. Pessoas Responsáveis

Para tudo isso funcionar é preciso de pessoas disciplinadas, maduras e responsáveis.

“Pessoas que saibam usar o bom senso e agir de acordo com o interesse do Netflix”, reforçou.

5. Contexto, não controle

Martin Spier fala que uma empresa pode ter várias pessoas incríveis, mas se elas não tiverem poder de tomar decisão, isso não vai adiantar.

Por isso, no Netflix todo mundo é treinado para ser ótimos tomadores de decisão independentes.

Isso não significa uma não-gerência, e sim uma garantia de que todos tenham as melhores informações para tomarem as melhores decisões.

E elas só vão tomar as boas decisões se tiverem um contexto bastante claro.

*Por Flaubi Farias para o site resultadosdigitais.com.br

Fotos: Margarida Neumann Fotografia