ACINP realiza uma noite especial dedicada ao Turismo

27/09/2018

A noite do dia 25 de setembro foi especial em Nova Petrópolis! Pelo quinto ano consecutivo, o Departamento de Turismo da Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis – ACINP realizou a Noite do Turismo - momento especial do ano em que o trade turístico de Nova Petrópolis se encontra para integração e troca de informações. O evento aconteceu no Plenarinho da entidade, e reuniu mais de cem pessoas, incluindo os homenageados, autoridades, contribuintes do Departamento de Turismo e Diretoria da ACINP.

A programação da Noite contou com a palestra "Turismo, atividade imprescindível para uma economia forte” com o empresário Tarcisio Michelon - Diretor Superintendente da Rede de Hotéis Dall’Onder. Engenheiro mecânico, filho de hoteleiros, Michelon já recebeu a medalha Mérito Farroupilha, distinção às pessoas que contribuem para o desenvolvimento do Estado. Foi ele quem criou os roteiros Caminhos de Pedra e a Maria Fumaça, em Bento Gonçalves.

Na ocasião, de forma simples, Michelon encantou o público ao contar sua história, que se funde a do desenvolvimento do turístico em Bento Gonçalves e região. O empresário ressaltou a importância da valorização do turismo genuinamente local e comentou: “Quando perguntei à minha mãe Josephina do que os turistas mais gostavam quando foi hoteleira de 1944 a 1959 ela respondeu: ‘Os turistas gostam de tudo o que é nosso, da nossa cultura’“.

Outro ponto alto da noite foi a solenidade de entrega da tradicional homenagem aos Amigos do Turismo” - reconhecimento oferecido a empresas e personalidades que contribuíram ou contribuem para o desenvolvimento do turismo em Nova Petrópolis. Receberam a distinção das mãos de representantes da ACINP e de autoridades.

Considerando diversos critérios, e através de indicações dos membros do Departamento de Turismo, os homenageados da noite receberam uma placa com seu nome e o título de “Amigo do Turismo 2018”. São eles:

- Categoria Arte e artesanato: Rui Roberto Dummer

- Categoria Evento/Atrativo turístico: Noite alemã, do Restaurante Torquês

- Categoria Comunicação/imprensa: Jornalista Giane Guerra

- Categoria Empreendedorismo e inovação: Fassbierbike

- Categoria Folclore: Thea Rovena Evers Schwartz

- Categoria Gastronomia: Café Colonial Opa’s

- Categoria Hotelaria: Pousada Charme e Estilo

- Categoria Personalidade: Hans Herrmann Hesse

- Categoria História/Preservação da cultura alemã: Profa. Ivoni Nör Paz

 

Após a solenidade, os convidados participaram de um jantar no Salão Xadrez, especialmente preparado para a ocasião. Homenageando a diversidade e a qualidade gastronômica de Nova Petrópolis, a edição deste ano contemplou a temática tcheca, lembrando os 100 anos da Tchecoslováquia. Quase um terço dos colonizadores de Nova Petrópolis foi de germânicos vindos da boêmia (Império Austro-húngaro), hoje República Tcheca. Cerca de 800 pessoas imigraram entre 1877 e 1887.  

A Noite do Turismo contou com o apoio de Cervejaria Edelbrau, Padaria Petrópolis e Restaurante Torquês, e com a colaboração de representantes da Associação dos Descendentes da Boêmia.

Compartilhe esta notícia:

NOTÍCIAS RELACIONADAS