Unimed Nordeste-RS inaugura primeira fase de ampliação do Hospital Unimed Caxias do Sul

20/03/2017

Está finalizada a primeira fase de ampliação do Hospital Unimed Caxias do Sul, que está transformando a paisagem do número 1744 da Rua Carlos Bianchini, no bairro Marechal Floriano.

Neste dia 10 de março, estão sendo inaugurados o Pronto-Atendimento Unimed Caxias, o Centro Cirúrgico Ambulatorial e uma unidade da Farmácia Unimed.

O funcionamento propriamente dito do Pronto-Atendimento e do Centro Cirúrgico Ambulatorial, porém, se dará somente a partir do dia 19 de março, um domingo, tanto para adultos quanto para crianças. E o Pronto-Atendimento no Centro da cidade finalizará os serviços no dia 17 de março, uma sexta-feira. Ao longo do período em que as duas estruturas estarão fechadas, será colocado em prática o seguinte regime de atendimentos de urgência: adultos serão atendidos na emergência do Hospital Unimed e nos demais prontos-atendimentos credenciados na cidade e na região; crianças serão recebidas na emergência do Hospital Saúde, no Centro, e também nos demais prontos-atendimentos credenciados da cidade e da região.

Com um investimento estimado de R$ 105 milhões e conceito de hotelaria, que traz maior conforto aos pacientes, o novo prédio triplica a área construída do Hospital Unimed Caxias do Sul.

Aos 12.284 metros quadrados de área construída, com a conclusão de todas as três fases, irão somar-se 30.771,50 metros quadrados de expansão, com a criação de espaços como o novo Centro Cirúrgico Ambulatorial (primeira fase), a Unidade Materno-Infantil (segunda fase) e novos leitos de internação (terceira fase). A obra já está em andamento desde março de 2014.

A segunda fase da ampliação trata-se da inauguração da Unidade Materno Infantil, com UTI Neonatal e Pediátrica, Internação Obstétrica e Internação Pediátrica, Lavanderia e áreas de apoio.  A última fase representa a entrega de três pavimentos de leitos de internação – serão 152 novos leitos, além de 16 leitos de UTI (10 para a Unidade Neonatal e seis para a Pediátrica).

Com os novos Pronto-Atendimentos, os serviços adultos e pediátricos serão divididos. A criação de uma ala Materno-Infantil própria amplia as possibilidades de parto e internações.

O novo hospital também expandirá o estacionamento, em um segundo momento, que passará a ter um total de 477 vagas. Para dar maior mobilidade, será construída uma passarela entre os dois prédios e uma conexão especial para serviços. Além disso, uma Área de Preservação Permanente (APP) de cerca de um hectare evidenciará a preocupação com o meio ambiente.

A Unimed Nordeste-RS conta hoje com 1,8 mil funcionários, e 700 atuam no Hospital.

O novo Hospital Unimed Caxias do Sul

Pronto-Atendimento

Hoje localizado no centro de Caxias do Sul, o serviço de Pronto-Atendimento passará a atender no novo prédio. Ampliado, será dividido, a fim de atender ao público com mais tranquilidade e agilidade.

Adulto

·         12 consultórios clínicos e especializados

·         Salas de espera individualizadas

·         Sala de aplicação de medicamentos

·         Salas de observação masculina e feminina

·         Sala de inalação

·         Sala de curativos

·         Unidade de dor torácica

·         Serviços de imagiologia – raios X e ecografia

·         Emergência

Pediátrico

·         Dois consultórios clínicos e especializados

·         Salas de espera individualizadas

·         Sala de aplicação de medicamentos

·         Sala de observação exclusiva

·         Serviços de imagem – raios X e ecografia

·         Emergência

Centro Cirúrgico Ambulatorial

O Pronto-Atendimento localizado no centro de Caxias já contava com um Centro Cirúrgico Ambulatorial. Na nova área, o local apresenta-se ampliado, equipado com tecnologia de ponta e com:

·         Seis salas de cirurgia

·         Duas salas de cirurgia oftalmológica

·         Hemodinâmica

·         Sala de recuperação pediátrica com seis leitos

·         Sala de recuperação adulta

Unidade Materno-Infantil

O novo empreendimento trará, em um segundo momento, um serviço próprio inexistente hoje na cooperativa: a Unidade Materno-Infantil, que terá:

·         Centro de parto normal (para partos humanizados)

·         Centro de parto cirúrgico (cesáreas)

·         UTI neonatal com 10 leitos

·         UTI pediátrica com seis leitos

Internações

Ao ampliar a ala de internações, a Unimed imprime um conceito de hotelaria nos espaços, oferecendo mais conforto aos clientes. Os atuais 128 leitos (20 de UTI) passarão para 280 – dos quais, 36 de UTI.

·         Internação obstétrica

·         Internação pediátrica

·         Internação privativa e semiprivativa

·         Internação diferenciada

Sustentabilidade

Preocupada com o meio ambiente, a Unimed Nordeste-RS leva à obra os itens abaixo relacionados, com conceitos de acordo com a Lei de Licenciamento Ambiental:

·         Todos os efluentes gerados, cerca de 150 mil litros/dia), serão tratados na Estação de Tratamento de Efluentes (ETE)

·         Captação de água da chuva para utilização em jardins e limpeza de calçadas

·         Preservação parcial da vegetação existente, em torno de 1 hectare

·         Utilização de placas solares para aquecimento de água

Sobre a Unimed Nordeste-RS

Criada em 1972, a Unimed Nordeste-RS conta hoje com mais de mil médicos cooperados e soma em torno de 300 mil beneficiários, distribuídos nos 17 municípios de sua área de abrangência geográfica. A estrutura engloba Casas do Cliente e serviços próprios, que incluem Pronto-Atendimentos Unimed 24 Horas, Laboratórios Unimed, Assistência Domiciliar, SOS Emergência, Saúde Ocupacional, Medicina Preventiva, Centro de Diagnóstico por Imagem, Hemodinâmica, Farmácias e o Hospital Unimed.

Crédito das fotos da inauguração: Júlio Soares/Fotobjetiva

Compartilhe esta notícia:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Em breve