Doenças Respiratórias: o mal do inverno

23/07/2018

O inverno chegou oficialmente dia 21 de junho e, com o frio, chegam também alguns males para a saúde, em especial as doenças respiratórias. Nessa estação do ano, fatores como baixa umidade, mudanças bruscas de temperatura, contato com ácaros de roupas guardadas, ambientes fechados e ventilação reduzida facilitam a transmissão de vírus e bactérias.

Crianças e idosos são os mais afetados, mas no geral, qualquer pessoa está propensa a doenças como rinite alérgica, asma, sinusite, bronquite crônica e enfisema. Por isso, é muito importante buscar formas e estratégias para combater as doenças respiratórias no inverno. Adotar ações preventivas podem evitar e/ou auxiliar no tratamento e minimizar a ocorrência de doenças:

- Evitar locais fechados e aglomerados de pessoas;

- Evitar exposição ao frio e a fumaça de cigarro;

- Lavar frequentemente as mãos e evitar levá-las aos olhos, boca e nariz;

- Ter boa alimentação com alimentos ricos em vitamina C.

- Manter-se hidratado;

- Manter as vacinas sempre em dia.

A Central de vacinas Unimed, parceira da ACINP, oferece a seus beneficiários vacinas que ajudam a prevenir doenças respiratórias em todas as idades. Consulte seu médico sobre quais são indicadas para você e sua família.

Vacina Pneumocócica 13-Valente (conjugada)

Protege contra pneumonias bacterianas e comunitárias, meningite, bacteremia/septicemia, conjuntivite e otite média. Indicada para lactentes a partir de 2 meses de idade, adultos e adolescentes.

Vacina Pneumocócica Polivalente (Pneumo 23):

Protege contra pneumonia, meningite, bacteremia/septicemia. Indicada a partir dos 2 anos, sem limite máximo de idade.

Vacina combinada contra Difteria, Tétano, Pertussis acelular (DTPa ou dTpa-R):

Protege contra difteria, tétano e coqueluche. Indicada a partir dos 4 anos em crianças e adultos que foram vacinados anteriormente com DTP, DTPa, dTpa ou dT.

Confira mais informações em medicinapreventiva.unimednordesters.com.br

Compartilhe esta notícia:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Em breve