Secretário do Estado Leonardo Busatto participa da reunião do Contur Hortênsias

18/02/2022

O Secretário extraordinário de Parcerias RS, participou da reunião do Contur Hortênsias em Canela no Cidica (Centro Integrado de Desenvolvimento de Canela) nesta quarta-feira, 16  de fevereiro.

A reunião aconteceu pela manhã em Canela na sede do  CIDICA – Centro Integrado de Desenvolvimento e Inovação de Canela, quando os participantes foram recebidos pelo Prefeito de Canela Constantino Orsolin, e pelo Secretário da Fazenda e Desenvolvimento Econômico, Luciano Melo.

Orsolin abriu a reunião falando em Educação e dos modelos atuais que circunda entre o digital e o analógico. Necessitamos preparar o jovem para atuar nos segmentos de inovação e tecnologia”.  E apontou também que Canela não trabalha apenas com o turismo, e expandir a matriz econômica é fundamental, “o trabalho que está sendo feito no CIDICA, que abriga o Departamento de Desenvolvimento Econômico, a Escola do Empreendedorismo, Espaço de Negócios, Sala do Empreendedor, Incubadora de Empresas e um Observatório, além do Procon, o Sine e a Junta Militar, tendo ainda um espaço para startups e uma arena para realização de palestras e eventos”.

O secretário da Fazenda e Desenvolvimento Econômico Melo, disse que “a ideia é fortalecer o espaço e atrair novos investidores para cidade e criar uma Canela empreendedora com mais geração de emprego, bem como receber as empresas e startups. Montamos a arena Sicredi e estamos finalizando a estrutura necessária para a realização de workshops, capacitações e treinamentos”.

Na sequência dos trabalhos, Eduardo Costa, que representa a Acinp e coordena a diretoria de planejamento e infraestrutura do CONTUR, apresentou um cronograma de prioridades da sua diretoria para os próximos 120 dias, contemplando o registro da entidade, a viabilidade econômica, a contratação de um executivo e a definição do endereço da entidade.

Na sequência, o Secretário Extraordinário de Parceiras do Governo do Estado, Leonardo Busatto apresentou o plano de duplicação das rodovias que dão acesso a região das Hortênsias, através das parcerias públicos privadas. Baseado na premissa que sem boas rodovias a experiência do turista é frágil e as estradas existentes hoje não suprem as necessidades, o secretário apresentou o projeto de concessão que trará mais mobilidade para região e, com as sugestões de ajustes recebidas dos municípios, terá 11,5% a mais de investimento, totalizando um projeto que envolverá R$ 8,42 bilhões de investimento nessa concessão das rodovias para a iniciativa privada, gerando uma mínima variação de preços de pedágios. Busatto comentou que pretende acelerar a validação da concessão para não entrar no período eleitoral, o que poderia atrasar o projeto.

A próxima pauta foi apresentada por Leonardo Beroldt, presidente do Corede Hortênsias, e Maguil Marsílio, coordenador de Hotelaria e turismo da UCS, apresentaram os três projetos aprovados em consulta popular, que precisarão contar com o apoio do CONTUR Hortênsias para a sua execução: sinalização turística da Região das Hortênsias; desenvolvimento de materiais de divulgação da Região das Hortênsias; e Observatório de Turismo, que vem sendo desenvolvido há bastante tempo sob a curadoria da UCS.

O coordenador dos cursos de hospitalidade da Feevale, professor Daniel Bonho, convidou o CONTUR Hortênsias para participar do projeto de inovação dos cursos de hospitalidade da Universidade, que contempla a resolução de problemas no turismo contando com a dedicação integral dos alunos e professores neste primeiro semestre do ano. As entidades e secretarias tem até segunda feira, 21 de fevereiro, para apresentar alguma demanda. Se não houver, o CONTUR Hortênsias vai solicitar a criação de uma ferramenta que concentre informações de toda a programação nos cinco municípios das Hortênsias para alcançar aos turistas de forma on line.

Daniel Hillebrand, presidente do Contur Hortênsias, representando a Sicredi Pioneira e a Agência Visão, apontou sobre a importância dos encontros: precisamos manter regularidade em nossas agendas para compartilhar informações estratégicas, acompanhar a execução do planejamento e estimular os diálogos entre as entidades, secretarias e conselhos municipais. Estamos conectando a força do turismo e com isso, estimulando a criação de lideranças para nossa região.

A próxima reunião do Contur Hortênsias acontecerá em março, na cidade de Gramado.

Qual é o propósito do Contur Hortênsias?

Conectar a força do turismo.

Como é a governança do CONTUR:
Formado por dois conselhos, um é o executivo, composto por diretores, secretários e executivos das entidades, tem com objetivo planejar e executar; e o outro é o consultivo, composto por presidentes das entidades e prefeitos, com o objetivo de contribuir com sugestões. O planejamento e execução das atividades são realizados por três diretorias, a de planejamento e infra estrutura; a de turismo; e a de inteligência.

Quais as cidades que fazem parte do Contur Hortênsias:

Canela, Gramado, Nova Petrópolis, São Francisco de Paula e Picada Café

Conheça a diretoria executiva:

Presidente: Daniel José Hillebrand (Sicredi Pioneira RS + Visão) • Vice-presidente: Rosa Helena Pereira Volk (Gramadotur) • Secretário: Lucas Dias (ACIC Canela) • Tesoureiro: Luciano Gonçalves (CVB Hortênsias) • Diretoria de turismo: Rafael Castelo Costa (São Francisco de Paula) • Diretoria de planejamento e infra estrutura: Eduardo Costa (ACINP) • Diretoria de inteligência: Lisa Gottschalk (Sindtur Hortênsias) •Representação no IGR (Instancia de Governança Regional): • Titular: Rodrigo Santos (Setur Nova Petrópolis) • Suplente: Carla Reis (Setur Canela)

Fonte: Jornalista Rozangela Allves