ACINP divulga nota de repúdio diante da inclusão de Nova Petrópolis como ‘Bandeira Vermelha‘

15/06/2020

Nota de Repúdio:

A ACINP, como entidade representativa de todos os setores econômicos de Nova Petrópolis, abrangendo grandes, médias e microempresas, inclusive artesãos e profissionais liberais das mais diversas áreas produtivas, repudia e se posiciona contrária à inclusão de nosso município na zona geográfica “Bandeira Vermelha”, delimitada pelo “Modelo de Distanciamento Controlado” instituída pelo Governo Estadual para evitar a disseminação do coronavírus.

Desde o início da pandemia, Nova Petrópolis sempre se mostrou organizada e preparada para o enfrentamento desta crise. Ainda em março foi criado o Comitê Municipal de Crise, onde a ACINP se faz presente com a participação de seu Presidente, Marcos Alexandre Streck. Neste comitê, são discutidas, planejadas e executadas medidas para redução dos impactos da pandemia em nosso município. Ações como a montagem do “hospital de campanha” dentro do Centro de Eventos, aquisição de respiradores, EPIs e demais itens necessários ao tratamento dos infectados já foram executadas com êxito. Importante ressaltar a forte colaboração voluntária de nossa população, que doou recursos financeiros, mantimentos e diversos materiais. Todavia, entendemos que, sem a colaboração de todos, em especial de nossos empresários, estaríamos hoje em outra situação. Atualmente, Nova Petrópolis apresenta um quadro extremamente favorável em relação à saúde de seus munícipes. Tivemos apenas quatro casos confirmados até o presente momento, sendo que todos estão curados e nenhum necessitou internação. Podemos atribuir estes números extremamente positivos à forte atuação do Comitê de Crise e, principalmente, ao cumprimento das normas previstas pelos decretos publicados até aqui. Estamos demonstrando um grande exemplo de como tratar a situação, apesar de todas as dificuldades.

Especificamente em relação à classe empresarial de Nova Petrópolis, cabe aqui uma menção especial de agradecimento, pois todos estão demonstrando alto nível de comprometimento com a higienização, organização e distanciamento de clientes em seus estabelecimentos. No campo econômico, está sendo extremamente difícil atravessar este momento. Muitas empresas locais já demitiram funcionários ou até fecharam suas portas em função da crise sem precedentes pela qual estamos passando. Entendemos que a saúde é prioridade, e temos a certeza de que nossos empresários estão fazendo sua parte com excelência.

Como sabemos, a “Bandeira Vermelha” (risco alto) impõe restrições duríssimas às rotinas de todos nós, como, por exemplo, o fechamento do comércio “não essencial” por 15 dias, dentre outras imposições altamente restritivas. Consideramos estas medidas, ainda que alegadamente “baseadas em dados científicos”, injustas e arbitrárias. Não concordamos, em hipótese alguma, em termos que fechar por 15 dias, a partir desta segunda-feira, dia 15/06/2020, boa parte de nossos negócios. Nova Petrópolis é reconhecida em todo o país por sua limpeza, organização e aconchego. Consideramos injusto sermos tratados como “área de risco” ao sermos incluídos na “Bandeira Vermelha”. Trabalhamos de forma organizada e unida para estarmos nesta situação favorável. Conquistamos isto com nossos próprios méritos, e agora teremos que pagar caro por algo que não somos responsáveis.

Ao mesmo tempo em que protestamos na busca da reversão da medida, aproveitamos para informar que estamos em contato constante e unidos em torno desta mesma causa conjuntamente com diversas outras entidades da Região das Hortênsias, dentre as quais podemos citar: VISÃO - Agência de Desenvolvimento da Região das Hortênsias, ACIC Canela, ABRASEL, CDL Gramado, SINDTUR Serra Gaúcha, SINDILOJAS Região das Hortênsias, AGACEI, SINDIMOBIL REGIÃO DAS HORTÊNSIAS, ATSG, APASG, ACHOCO - Gramado, Associação Vale das Montanhas – Gramado.

Diante dos argumentos acima, contamos com a compreensão de todas as autoridades envolvidas para o atendimento imediato de nosso pleito.

Marcos Alexandre Streck

Presidente da ACINP